Plano pré-Canadá
- Lívia Mayerhoffer
- 6 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2018
Ok. Apresentações feitas. Vamos ao que interessa.
Da decisão de mudar para o Canadá até nossa chegada aqui no dia 30 de agosto de 2017, muita coisa aconteceu, como você deve imaginar. E muito ainda vai acontecer, porque ainda somos residentes temporários por aqui; até o PR ainda vai chão.
Ao longo dos posts, voltarei a esse assunto, com detalhes sobre o que fizemos de certo ou errado, como pensamos nosso planejamento, etc., mas este aqui é para desenhar o quadro geral.
A partir da nossa decisão a respeito do país, começamos a nos informar da forma que era possível a respeito daqui, cultura, clima, e, claro, formas de imigração. Além do site oficial da imigração canadense, minha mais valiosa fonte de pesquisa foram os blogs criados por outros brasileiros que ou também estavam no planejamento, ou já tinham vindo. A experiência de cada um foi extremamente importante para que eu pudesse construir meu próprio planejamento.
Ao longo desses anos, nossa ideia de "como imigrar"mudou bastante, e continua mudando; ela vai se adaptando de acordo com a forma como as situações se apresentam. Express Entry, PNP`s, fazer ou não college, privado ou público, e por aí vai.
Uma decisão tomada ao longo desse tempo que achamos muito acertada for nossa visita exploratória, em 2015. Mas não foi fácil tomá-la. Já no processo de juntar dinheiro - desesperadamente rs -, gastar com a viagem parecia significar dar um passo para trás. Colocamos isso na balança, e percebemos a importância de conhecer o lugar onde pretendíamos viver. No início, o projeto incluía visitas a Winnipeg, Toronto e Montreal, para ajudar na escolha da cidade também, mas, no fim, ficamos só com Toronto, porque a grana não dava.
Junho de 2015, malas prontas, embarcamos rumo ao Canadá. Expectativas mil. 20 dias durante nossas férias, com o intuito de conhecer o lugar que futuramente poderíamos chamar de casa. Os detalhes em torno dessa viagem vão ficar para outro post.
Após o retorno ao Brasil, nossos preparativos só se intensificaram. Porém, tivemos que recomeçar do zero a juntar o dinheiro necessário para vir. Mas a decisão estava tomada.

Comments