top of page

Nossa busca por moradia em Toronto

  • Foto do escritor: Lívia Mayerhoffer
    Lívia Mayerhoffer
  • 11 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de set. de 2018




Encontrar um lugar para alugar em Toronto pode se tornar verdadeiro um martírio para os recém-chegados. A maioria das pessoas já sabe o quanto é difícil antes mesmo de chegar aqui. Porém, alugar um lugar enquanto ainda está no Brasil pode ser um grande risco.


Eu, particularmente, acredito ser muito importante você ver o local - o imóvel em si e a localização - para não acabar "preso"a um contrato de 1 ano de um lugar que detesta!


Vou relatar aqui qual foi a minha estratégia (sabendo que há diversas experiências diferentes pela internet), destacando o que deu e o que não deu certo no caminho.


Ainda no Brasil, fiz buscas e mais buscas em sites de aluguel, procurando por disponibilidade e preço. Com os resultados, criei até um mapinha onde marquei os imóveis, na intenção de adiantar minha vida quando chegasse aqui. Minha ideia era começar a visitar esses locais quando colocasse meus pés em solo Canadense, por que tinha pressa de encontrar meu apartamento, e sabia - ou pelo menos imaginava - o quanto seria difícil.


Vim com meu marido e minhas duas gatas, o que contribuía para elevar a dificuldade. Muitos dos meus conhecidos por aqui vieram sozinhos, o que aumenta as possibilidades, visto que você pode optar por alugar um quarto somente (além de sair muito mais barato). Mas, na minha situação, e já que vim para ficar bastante tempo, tive minhas opções reduzidas a apartamentos inteiros, e, ainda por cima, pet friendly.


Meses antes, quando tivemos os vistos aprovados, fechei um local temporário pelo Airbnb. Tive sorte: localização legal, fácil acesso a downtown (ônibus na porta), hostess maravilhosa. E tudo isso com um preço muito barato, se comparado aos outros locais disponíveis. Era o basement da casa em que a dona morava; muito bem iluminado, aceitava animais e nós tínhamos quarto, sala banheiro, cozinha, além de acesso a lavanderia da casa, que era compartilhada.


Tudo muito bom, mas aí veio o primeiro erro. Como já tinha feito uma pré-busca, imaginei que quinze dias de Airbnb seriam o suficiente. Além disso, já tinha estado na cidade, o que facilita sob alguns aspectos a "caçada". O que eu não contava: 1. que as informações apresentadas nos sites das administradoras de imóvel, base das minhas pesquisas, são tão desatualizadas, principalmente no que diz respeito a preço e disponibilidade; 2. que a época em que chegamos é a pior para encontrar algo para alugar - todo mundo chegando para estudar nos colleges e universidades, que, em sua maioria, iniciam em Setembro. Então, o que já era difícil, ficou pior.


Contamos com a super boa vontade da dona do Airbnb para nos deixar ficar por mais 15 dias. E assim continuamos a busca incessante. Mudamos a estratégia um pouco: larguei a lista que trouxe do Brasil, parei de enviar e-mails perguntando sobre os imóveis que encontrava na internet, e parti para visitar bairro a bairro, parando em cada placa de administradora que via no caminho, e ligando para perguntar. Resultado da maioria das ligações: sem unidades disponíveis, ou o preço era muito além do que podíamos pagar.


Foi meio desesperador: o primeiro apartamento que enfim conseguimos visitar ficava muito, mas muito longe, e num prédio muito feio e sujo. Ah! Outra coisa que com a qual a gente tem que se preocupar muito: bed bugs. Há até um site onde você pode verificar ocorrências desse tipo.


Conseguimos então um outro apartamento e marcamos a visita. Ainda longe, mas era o que havia de opção pra gente, em meio aquele desespero. Se, mesmo com aquela distância de downtown, estava acima do nosso orçamento, imagine se fosse mais perto... Aplicamos com nossa documentação, torcendo para aprovarem. Tentei não desanimar com a cara feia que o responsável pelo edifício fez quando eu disse que tínhamos animais. A resposta veio só uma semana depois; já tinha até voltado a procurar outros lugares.


Enfim, tudo certo, chave na mão, nos instalamos no último dia de Setembro, um mês depois de chegarmos.


ree
O que vejo todos os dias pela minha janela - Dá para ter uma ideia do quão longe é downtown, né?

Conto mais sobre o apartamento em si nesse post.


Fiz também uma lista com as administradoras de apartamentos que conheci durante minha busca.


Comments


DEIXE SEU E-MAIL PARA NÃO PERDER AS NOVIDADES!

© 2018 by Projeto Canadense

bottom of page